. É o caso dos. Eesar de muitos países já fazerem uso do trabalho home office, principalmente de forma parcial e intercalada, com a pandemia de coronavírus e a necessidade de isolamento social foi preciso repensar o modo como se trabalha e a relação da empresa com o colaborador.
O home office é o modo de trabalhar fora do ambiente convencional da empresa, seja em casa, em hotel (quando em viagem) ou mesmo em um café, o que é muito comum em outros países. No entanto, com a pandemia, além de ser exclusivamente priorizado o cenário doméstico, nunca antes se trabalho com home office em toda a história.
Para se ter uma ideia, no Brasil 46% das empresas adotaram home office. E 30% destas pretendem seguir com esta possibilidade após a pandemia. É o terceiro país onde mais cresce esta prática, mas é o quarto com maior dificuldades em implantá-las. Veja a seguir algumas dicas e vantagens do home office para o seu trabalho!
Imagine não ter que perder horas no trânsito ao se deslocar à sua empresa, nem consumir de forma direta ou indireta um combustível poluente, nem estar em um ambiente que consome energia a todo o momento, bem como insumos e materiais nem sempre recicláveis. Imagine não ter desgastes no trajeto e nem gastar tanto com alimentação, vestuário, etc.
É claro que com o home office você terá que consumir energia, terá que se vestir ou se alimentar. Mas os custos pessoais serão menores e o impacto das empresas e da cidade como um todo quanto ao meio ambiente será historicamente menor. Pôde-se ver isso durante os dias mais drásticos de isolamento social e pode ser uma realidade para os próximos anos com uso do home office.
Em um ambiente doméstico, quem gerencia e organiza a rotina é você. Isso pode trazer-lhe mais qualidade de vida, já que é um ambiente acolhedor e familiar. No entanto, é importante organizar o seu espaço de trabalho em casa, com todo o equipamento que precisa à mão, todos os recursos tecnológicos, bem como um espaço sem interrupções. Pode-se optar por roupas mais confortáveis, organizar melhor os horários de alimentação e pausa, bem como a sua rotina de compromissos pessoais e profissionais.
Em geral, quem trabalho por home office tem mais tempo, já que não há o tempo de deslocamento e retorno do ambiente de trabalho. Este tempo pode ser dedicado às tarefas pessoais, ao bem-estar e lazer, ao descanso, à formação técnica ou mesmo para adiantar tarefas e ter mais tempo livre em outro momento da sua rotina.
É importante ressaltar que o profissional deve manter em foco a sua rotina junto à empresa ou clientes. Em geral, isso ocorre em horário comercial ou no horário estabelecido em seu contrato de trabalho, caso haja. O tempo de trabalho existe e deve ser gerenciado da melhor forma, mas é possível ter mais flexibilidade.
Outra vantagem é intercalar o home office com a rotina no ambiente de trabalho, com reuniões e visitas presenciais, com jornadas mescladas, entre outras possibilidades, seguindo as normas de isolamento e leis do trabalho.
Quem nunca soube lidar muito bem com as tarefas e diferentes fontes de informação, com o home office precisará centralizar a sua rotina através do uso de tecnologias. É o caso dos aplicativos de mensagens e reuniões, softwares de compartilhamento de dados, agendas eletrônicas, etc. Isso é uma vantagem, pois exige o aprendizado e uma nova experiência junto à tecnologia e os recursos de comunicação, que poupam também o tempo.
Apesar de ter que arcar também com os custos do colaborador em seu ambiente doméstico e fornecer os recursos necessários para o trabalho, as empresas ganham grandes vantagens com o home office. Principalmente em cargos em que seja possível este modelo. Todo o consumo de energia, insumos, água, manutenção e outras demandas contínuas podem ser revistas.
As leis do trabalho já estão sendo revistas também a partir da prática desta modalidade, já que o teletrabalho, que é uma prática diferente deste já possui legislação. As leis precisam ser imparciais quanto ao que é justo aos trabalhadores e empresas. Além disso, novos modelos de gestão do trabalho se tornam ainda mais populares, como a gestão por projetos, por exemplo.
Como o home office, chegou a hora de personalizar a sua rotina e o seu ambiente de trabalho como sempre quis. O que você poderia agregar na sua rotina agora em home office?
O home office não é só mais seguro quanto à violência das cidades de uma forma geral – criminalidade, problemas com o trânsito, etc. – como é em muitos momentos uma necessidade em relação à pandemia.
Este modelo de trabalho traz novas possibilidades de trabalho, de gestão de pessoas, novas tecnologias, novas metodologias de gestão de negócios, novos produtos e serviços, diferentes possibilidades de formação e treinamento, novos tipos de reconhecimento e promoção e possibilidades que ainda estamos descobrindo.
Veja também: Ferramentas ágeis – Como utilizá-las para ter mais resultados
Então, o que achou das dicas sobre as vantagens do home office? Inclusive, deixe o seu comentário a seguir e compartilhe estas informações em suas redes sociais! Siga o Instituto Fragatha no Instagram!