Muitas pessoas, entre elas muitos de nossos clientes, nos fazem uma série de perguntas que, com o tempo, reparamos serem sempre dúvidas muito comuns, sempre as mesmas questões. Decidimos fazer uma lista de perguntas e respostas sobre desenvolvimento pessoal e profissional com as questões mais comuns – talvez algumas destas possam fazer a diferença na vida de quem busca se aprimorar mais e melhor, seja na vida pessoal ou para enfrentar o mercado de trabalho. Confira!
O mercado de trabalho está sempre em constante transformação. O que eram exigências antigamente deram lugar a novos requisitos. É por isso que é importante sempre estar atento a estas mudanças e buscar desenvolver competências exigidas e que faça a diferença na sua carreira.
Há muitas competências gerais exigidas pelo mercado e outras são mais específicas e têm a ver com o segmento em que a pessoa atua. Entre as competências gerais atualmente muito procurada pelas empresas estão a capacidade de se comunicar assertivamente – seja pessoalmente ou utilizando os diversos meios tecnológicos, habilidades com outros idiomas, capacidade de se tornar líder em seu segmento de atuação, o intraempreendedorismo (competências empreendedoras aplicadas ao contexto da empresa contratante), saber dar e receber feedback, a criatividade, a visão do todo, entre outras.
Conheça ainda as 20 competências mais exigidas pelo mercado a qualquer profissão.
O Coaching é um conjunto de metodologias e abordagem especificamente voltadas para o desenvolvimento pessoal (e consequentemente profissional e organizacional). Desta forma, o Coaching poderá oferecer diferentes ferramentas e recursos de autoconhecimento e transformação pessoal para atingir metas, de maneira personalizada, conforme os seus próprios propósitos de vida.
Isso vai depender muito de quais são as suas metas e propósitos. Não há fórmula secreta para ter sucesso na carreira, mas o autoconhecimento e a identificação de metas e propósitos já são meio caminho andado. Sugerimos investir em ferramentas de desenvolvimento pessoal, como o Coaching, e na valorização de competências e habilidades que são exigidas pelo mercado e que possam fazer a diferença na sua carreira.
Para saber mais, leia também a matéria Relações Humanas e Competências Interpessoais – Como aprimorá-las?
Um líder é uma referência para as outras pessoas. É um especialista bem treinado em gestão de pessoas e processos, que possui o conhecimento em motivar seus liderados, motivar a s mesmo, em encontrar soluções muitas vezes alternativas para os problemas, em estimular o aprendizado contínuo e multidirecional e em estar a serviço de sua equipe. Há uma série de características que podem definir um líder. Mas é importante dizer que todas as pessoas têm condições de desenvolver aspectos de liderança em diferentes contextos.
E se você busca uma formação em liderança mais completa e avançada, conheça o ILA – BR – Intensive Leadership Academy é um evento idealizado pelo Dale Carnegie Training, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro de 2016. Dele você poderá conhecer novas técnicas que otimizam o relacionamento interpessoal, as competências pessoais e profissionais e as técnicas de comunicação.
https://youtu.be/V-3V-wa0mFU
O evento é baseado nos cinco principais programas de treinamento do Dale Carnegie Training e terá a participação de importantes palestrantes nos segmentos de gestão, formação de lideranças e expansão de competências. Veja o vídeo explicativo:
Para saber tudo sobre o evento, conhecer os palestrantes e fazer a sua inscrição com preço especial, acesse este link e confira!
Um empreendedor, assim como ocorre com o líder, não é algo que se torna do dia para a noite. Podemos dizer que um empreendedor empreende primeiramente na sua vida pessoal, conforme as suas metas e objetivos, para depois utilizar esta série de características na sua vida profissional ou em prol do seu negócio. Podemos empreender criando uma empresa própria, trabalhando como colaborador em uma corporação, abraçando causas e agindo em prol de uma coletividade e até mesmo alcançando propósitos pessoais.
Podemos definir o empreendedor como aquela pessoa que tem a capacidade de aliar diferentes recursos e soluções para alcançar um determinado objetivo. Para isso, esta pessoa deve ter ainda características como capacidade de correr riscos calculados, ser inovador, ser persistente e comprometido, se comunicar com assertividade, ter metas bem definidas, saber criar um planejamento detalhado, ter visão do todo, etc.
Há muitos desafios enfrentados pelas empresas brasileiras atualmente, ainda mais em tempos de crise. Em termos de desenvolvimento de pessoas, as empresas ainda precisam lidar com a (in)capacidade de assimilação da cultura organizacional e dos valores da empresa, com os conflitos pessoais no ambiente de trabalho, com a falta de comunicação assertiva, com a formação de lideranças, a formação contínua e oferta de treinamentos, entre outras questões. Sai na frente aqueles profissionais que se destacam neste sentido ou que possam oferecer soluções inovadoras.
Conheça os cursos e soluções de treinamento oferecidos pelo Instituto Fragatha neste link e proporcione mais capacitação e desenvolvimento interrelacional aos seus colaboradores.
Um feedback é um “retorno” que alguém lhe faz sobre o modo como vem desempenhando o seu trabalho e, o mais importante, como pode melhorar ainda mais. Quando falamos em feedback, devemos considerar quem dá (capacidade de passar a informação de modo impessoal e sempre valorizando outros aspectos da pessoa em questão) e quem recebe (capacidade de ouvir atentamente, em refletir sobre a informação recebida e a tomada de decisão quanto ao que foi dito, sempre respeitando o interlocutor, mesmo que você não concorde com o feedback). O feedback deve ser impessoal (não deve ser propositalmente ofensivo quanto à pessoa que recebe), deve ser sigiloso e dado de forma ética. É uma ferramenta de gestão importantíssima,
Não tem problema nenhum em receber um feedback negativo – afinal, pelo menos você tem a oportunidade de refletir sobre os seus posicionamentos e mudá-los, se assim achar que deve. É importante não levá-lo como uma ofensa. Ao receber um feedback negativo, avalie o que foi dito e retorne à pessoa com uma resposta sobre o seu posicionamento – o que concorda ou não, o que pretende fazer a respeito, etc.
Saiba como dar e receber feedback lendo esta matéria especial.
A ansiedade é uma questão muito presente na vida das pessoas atualmente. Em muitos casos, quando o quadro for insustentável, é preciso procurar ajuda médica ou psicológica, uma vez que podem haver desequilíbrios mais profundos. No mais, quando se trata da ansiedade diante de projetos ou desafios, de lidar com o público, com o início em uma empresa nova ou situações similares, lembre-se de que a ansiedade só existe quando você dá muita importância ao futuro e deixa de enxergar o presente. Lide com uma situação de cada vez e faça o seu melhor. Coloque o seu foco no presente e não se preocupe tanto com o futuro e com o passado. Faça o melhor que puder com aquilo que tiver ao seu alcance. O foco no presente tira pelo menos 80% da pressão que a ansiedade causa.
O que proporciona mais produtividade em uma rotina de trabalho são as escolhas que fazemos e a prioridade que damos às coisas e eventos. Você não é onipresente e nem onisciente. Não pode assumir todas as responsabilidades e tarefas. Logo, deve fazer o melhor que pode utilizando os recursos que possui – e isso inclui o tempo. Considere o que é importante para você em determinado momento e que fará mais diferença em todos os aspectos ao seu trabalho ou ao projeto do qual faz parte. Determine quais as ações necessárias para cada demanda e execute a partir de um planejamento assertivo. A dica é sempre manter o foco no que é prioritário e naquilo que trará mais resultados.
As crenças são afirmações internas que construímos ao longo do tempo. O problema é quando mudamos e estas crenças não acompanham as nossas transformações, nos trazendo conflitos e resistências que nos impedem ou nos atrapalham de prosseguir em busca dos nossos propósitos. A boa notícia é que as crenças podem ser substituídas, bastando para isso fazer escolhas mais assertivas, mudar determinados hábitos e refletir sobre a sua origem e o motivo pelo qual a velha crença não se encaixa mais na sua vida.
Veja Também: Saiba por que fica mais fácil atingir o sucesso com Coaching
Gostou do artigo? Que outras perguntas você teria a fazer quanto ao seu desenvolvimento pessoal e profissional? Deixe um comentário!
Imagens: Pinterest.