Produtividade é um termo muito controverso e confundido entre os profissionais e empresas na atualidade. Há algumas décadas, ser produtivo significava fazer mais em menor tempo e com a menor incidências de erro e retrabalhos.
É claro que a questão do tempo e da qualidade ainda fazem parte das preocupações de qualquer profissional – e principalmente dos gestores. Mas mais que fazer mais em um período mais curto é a qualidade da experiência que estão implícitas no processo: fazer melhor e de forma mais prazerosa, encontrando novos significados no processo, também conta muito.
Uma pessoa produtiva é aquela que sabe fazer uso do seu tempo disponível para executar da melhor forma possível uma determinada tarefa, utilizando de modo estratégico as suas ideias e os seus recursos e mantendo também o equilíbrio saudável do que é preciso ser realizado e daquilo que é possível de se efetivar. Vejamos a seguir 10 dicas de como otimizar a sua produtividade com mais dinamismo!
Se nas suas atividades diárias você utiliza 20% de esforço para 80% de resultados, estará no bom caminho da produtividade. Veja que o esforço deve ser menor para garantir mais produtividade em curto, médio e longo prazo. Isso garante ainda a qualidade do processo e dos resultados, e não apenas quantidade.
Muitas vezes, se o objetivo é ser produtivo, requer mudança de hábitos – isso implica em mexer não apenas na sua rotina profissional, mas pessoal também. Quais dos seus hábitos atuais não condizem com resultados assertivos? O que você precisa mudar hoje para ter melhores resultados e para atuar com mais paixão pelo que faz e de maneira saudável? Hábitos como acordar mais cedo, ler os e-mails pela manhã, ter uma agenda funcional ou fazer exercícios para ter mais disposição são alguns exemplos que contribuem para se ter mais produtividades. Faça esta reflexão!
DESTAQUE: 10 lições do livro O poder do hábito de Charles Duhigg
É você quem determina os resultados e não as circunstâncias. Antes de iniciar um novo trabalho, projeto ou processo, determine quais os resultados que deverá alcançar. Seja realista conforme o tempo e os demais recursos disponíveis. Pessoas que não determinam os resultados que pretendem ter não os alcançam – são como barcos ao mar, sem um capitão. Faça uma projeção de onde quer chegar.
Crie uma rotina de alimentação adequada, exercícios e bons hábitos – como dormir pelo menos 8 horas por dia, fazer exercícios regulares, não fumar, beber pelo menos 2 litros de água diariamente, etc. Por mais que você queira realizar as suas tarefas e ser produtivo, sem saúde e disposição não tem muito como ir além e ampliar seus resultados.
Uma vez definido o que você precisa fazer e os prazos, pare de inventar desculpas, postergar o início das suas atividades ou encontrar questões pequenas e que em nada contribuem para os seus resultados. O foco deve ser a execução estratégica – volte à regra de ouro 80/20 e elimine as distrações.
Uma rotina produtiva é uma rotina organizada. Organize tudo o que vai precisar para manter a produtividade: organize o seu guarda-roupa funcional da semana, a sua alimentação, a sua agenda e seu tempo, a sua estação de trabalho, as suas contas, etc. Evite perda de tempo e interrupções desnecessárias pela falta de organização.
Sempre falamos aqui no blog do Instituto Fragatha sobre a importância de gerenciar o tempo disponível. O problema das pessoas não é a falta de tempo, mas saber usá-lo estrategicamente. Busque o melhor método para a sua realidade e otimize suas tarefas em função dos resultados.
Dica: Conheça o curso exclusivo do Instituto Fragatha Gerência do Tempo – um curso 100% a distância, onde você irá conhecer os principais e mais eficientes métodos de gerenciamento do tempo, seja na vida pessoal ou na rotina profissional. Confira os valores promocionais e as vantagens neste link!
Na rotina de trabalho (ou até mesmo na vida pessoal) parece que tudo é emergencial e urgente, mas se você parar para pensar, não é bem assim. Descarte, transfira, delegue ou reagende tudo o que não for essencial para o que você está produzindo no momento. Aprenda a dizer não ao excesso de tarefas e às questões triviais. Ignore simplesmente o que não é útil para aquilo que definiu como sendo essencial para hoje – e não perca tempo arranjando justificativas – elas nem sempre contribuem com a sua produtividade.
Toda pessoa decidida é produtiva – você já parou para constatar isso? Pessoas que não conseguem se decidir ou tomar ações necessárias quando surgem problemas, por exemplo, perdem tempo, dinheiro e sacrificam os resultados. Você tem que decidir: isso pode ocorrer após uma rápida reflexão bem acertada ou pode demorar semanas. É você quem decide, mas a decisão é necessária.
A ansiedade é um dos males do século e impacta na produtividade. Há muitas maneiras de eliminar a ansiedade: fazer exercícios físicos, meditar, melhorar a sua gestão do tempo, aprender a utilizar melhor os seus recursos e a tecnologia, não procrastinar, etc.
Ansiedade é medo do futuro. Contudo, você é um criador da sua realidade e do seu processo produtivo. É você quem está à frente das suas decisões. Há coisas que estão ao seu alcance e outras não. Assuma isso sempre que estiver ansioso e faça o melhor que puder no presente, sem dar poder demais a uma realidade que ainda nem existe (o futuro). Veja neste post 10 lições do livro O poder do agora Eckhart Tolle.
Veja também: 10 perguntas sobre desenvolvimento pessoal que você sempre quis fazer
Gostou da matéria? Deixe outras sugestões de como manter a produtividade em alta nos comentários!
Imagens: Pinterest.